Home » Blog » A tecnologia de uso e a transversalidade da TI serão temas centrais do Rio Info 2015

A tecnologia de uso e a transversalidade da TI serão temas centrais do Rio Info 2015

Lançamento e apresentação da programação será dia 15 abril no Sebrae/RJ

A tecnologia de uso com sua transversalidade será o tema central da 13ª edição do Rio Info, o maior encontro da Tecnologia da Informação brasileira, que acontecerá de 15 a 17 de setembro no Hotel Royal Tulip (antigo Intercontinental), Rua Aquarela do Brasil 75, em São Conrado, no Rio de Janeiro. O evento é um espaço privilegiado para a realização de negócios, compartilhamento de conhecimentos e encontro entre entidades nacionais do setor. O lançamento e apresentação da programação será no próximo dia 15 de abril, às 16 horas, na sede da do Sebrae/RJ (Rua Santa Luzia 685, 9oandar, Centro).

Em paralelo, estão abertas as inscrições para a 6ª edição do Rio Info Europa, que acontecerá de 18 a 22 de maio, no Black Tulip, Região do Porto, em Portugal. O evento, que era chamado de Rio Info Portugal, mudou de nome e tem como objetivo ampliar relações com mais países de toda a Europa. As empresas brasileiras, incluídas as startups, interessadas em expandir a atuação no mercado internacional, podem participar da delegação do evento. Além das empresas e entidades portuguesas, estão confirmadas as participações de instituições da Inglaterra, Suécia e Espanha. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail: inscricoes@riosoft.org.br e informações pelo telefone: (21) 3974-5042.

Novidades do Rio Info 2015 – Na edição realizada no Rio de Janeiro, todas as atividades estarão vinculadas a cinco trilhas de trabalho, que este ano ganharam nova estruturação: “Sociedade digital”, “Empreendedorismo, inovação e negócios”, “Tecnologia da Informação – presente e futuro”, “Profissionais do futuro” e “Política de fomento à TI”. À medida que forem confirmadas, as programações das trilhas serão apresentadas no www.rioinfo.com.br.

O presidente do TI Rio (Sindicato das Empresas de Informática do Rio de Janeiro) e coordenador geral do evento, Benito Paret, acredita que o Rio Info 2015 evidenciará a onipresença da TI na vida das pessoas e contribuirá para que a empresas do setor organizem seus investimentos no sentido de aproveitarem oportunidades de negócios: “A tecnologia de uso ou internet das coisas já está entre nós, mas ainda demanda muitos recursos para ser uma realidade. Vislumbramos suas aplicações, mas ainda não a empregamos como será no futuro. No Rio Info vamos tratar dessas possibilidades”.

 

Benito destacou a inclusão de uma trilha de debates dedicado à “Política de fomento à TI”: “Temos que incrementar o apoio ao setor como uma política de Estado. A TI é estratégica no desenvolvimento do país. Assim é tratada pelas principais economias mundiais, não podemos fazer diferente. Quem comanda é o conhecimento, mas ele exige recursos contínuos. Nossos programas de apoio ao setor não podem ser espasmódicos. Os diferentes níveis de governo e o empresariado têm que estar integrados em planos de longo prazo.”  John Forman, coordenador da trilha, lembrou que serão avaliados, por exemplo, os resultados do “TI Maior”, programa do governo federal para incentivo à TI brasileira.

 

Outra novidade que aponta no mesmo sentido, segundo Alberto Blois, diretor executivo da Riosoft, é a inclusão da trilha “Profissionais do Futuro”, com o objetivo de reunir jovens estudantes do segundo grau de escolas técnicas e apresentar painéis com profissinais experientes que falarão sobre os principais desafios e perspectivas que encontrarão no mercado.

 

O Rio Info é realizado pela Riosoft, TI Rio e Assespro, com o apoio do Sebrae/RJ e Fenainfo. Na edição anterior, reuniu cerca de duas mil pessoas. O balanço final registrou a expectativa de geração de negócios no período de doze meses, de R$ 15 milhões. Foram mais de 120 palestrantes, empresas de vinte estados brasileiros e de dez países das Américas e Europa.

 

Trilhas

 

Política de fomento à TI – Por meio de palestras e painéis, esta trilha propõe avaliar ações de políticas públicas de fomento em andamento para fotalecimento da TI nacional a partir de experiências bem sucedidas. Serão avaliados, por exemplo, os resultados do “TI Maior”, programa do governo federal para incentivo à TI brasileira, sobre a preferência das compras públicas financiamento e o progama startups.

 

Sociedade digital – Esta trilha tem como objetivo abordar alguns dos temas mais importantes da fusão sociedade/tecnologia, com foco nas oportunidades e desafios para empresas, profissionais, governo e cidadãos. Entre eles estão Governo Eletrônico, Cidades Inteligentes, TI no Varejo (do e-commerce aos multinacionais), ecossistema digital tributário, TI nos esportes, economia criativa, sociedade e web, fábrica 4.0 e os impactos do processo judicial eletrônico na sociedade.

 

Também serão realizadas oficinas (minicursos com meio dia de duração), com os seguintes temas principais: “Software para o mercado de música”, “Gestão de projetos criativos” e “Uso da TI na publicidade”.

 

Empreendedorismo, inovação e negócios – A proposta desta trilha é promover experiências de contatos e negócios entre os participantes do evento. A progamação conta com o Salão da Inovação, Conferências e Rodadas de Negócios que proporcionam o ambiente  ideal para criação de estratégias empresariais (comercial e gestão), alianças e novos  negócios.

 

O Salão da Inovação, que chega à 7ª edição este ano, terá categorias focadas em soluções e projetos para setores especificos, com o objetivo de aumentar a rede de relacionamentos entre brasileiros e estrangeiros. Serão realizadas palestras sobre sobre empreendedorismo, tais como “O movimento de startups: sucessos e fracassos”, “Investimento ou clientes: o que eu quero?”, “Empreendi, e agora?” e “Relacionamento com investidores: a entrada e a saída”.

 

Também serão apresentadas as necessidades do mercado e cases de setores específicos como esportes, e-commerce, digitalks e mentoria. Além da tradicional Rodada de Negócios, aplicada com metodologia do Sebrae, será realizado – pelo segundo ano consecutivo – o Sebrae no Pódio, que visa o aproveitamento de oportunidades de soluções tecnológicas propiciadas pelos jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016 nos ramos de hospedagem, gastronomia e turismo.

 

A trilha também englobará oficinas sobre empreendedorismo e inovação, e um seminário sobre experiências e oportunidade no mercado internacional.

 

Tecnologia da Informação – presente e futuro – Nesta trilha, serão apresentadas as principais tendências em desenvolvimento de software e exploradas diferentes ferramentas e metodologias como, por exemplo, Machine Learning e Deep Linkin, Clound Stourage, Desenvolvimento na Web/Nuvem, plataformas móveis (iOS x Android), DevOps, Análise de dados “Embarcada”, Containers (doccker and kubernetes), Internet das Coisas (IoT), desenvolvimento seguro e novas metodologias de testes.

 

Profissionais do futuro – A trilha é direcionada para jovens estudantes do segundo grau de escolas técnicas e apresentará painéis com profissinais experientes que falarão sobre os principais desafios e perspectivas para os profissionais do futuro. Em paralelo, acontece a 5ª Copa Rio Info de Algoritimos (CRIA). As equipes formadas por alunos de escolas técnicas de todo o Brasil passarão por uma seleção nacional e as três melhores colocadas participarão da prova final durante o Rio Info.

 

SERVIÇO:

 

Lançamento do Rio Info 2015
Data:
15 de abril, às 16 horas
Local: Sebrae/RJ – Avenida Calógeras 685, 9o andar, Centro – Rio de Janeiro.

 

6º Rio Info Europa

Data: de 18 a 22 de maio de 2015
Local: Black Tulip, Região do Porto, em Portugal
Informações e inscrições: inscricoes@riosoft.org.br e (21) 3974-5042

 

Rio Info 2015 – 13º Encontro Nacional de Tecnologia e Negócios

Data: 15 a 17 de setembro

Local: Hotel Royal Tulip, Rua Aquarela do Brasil 75, São Conrado, Rio de Janeiro.

Informações e inscrições: www.rioinfo.com.br

 Assessoria de Comunicação:

IAA Comunicação e Eventos (21) 2533-6614 e 4141-3652

Daniella Fernandes – daniella@iaacomunicacao.com.br

Ivan Accioly – ivan@iaacomunicacao.com.br – (21) 992268999

Twitter-icon Twitter-icon Twitter-icon