Home » Blog » Saiba quais serão as tendências no mundo da tecnologia em 2015

Saiba quais serão as tendências no mundo da tecnologia em 2015

Drones, smartphones cada vez mais poderosos, segurança da informação e até inteligências artificiais avançadas: essas podem ser algumas das tendências tecnológicas desse ano. Em meio a tantas inovações, muitas delas revolucionárias, 2015 trará novidades e agora você descobre quais serão as mais comentadas.

Esse ano será marcado por grandes empresas, como a Amazon e o Google, apostando nos drones como formas de entregar encomendas. Porém, ainda é preciso aprimorar essa tecnologia – que, é verdade, deve ser utilizada realmente em larga escala somente daqui alguns anos. Entre as principais vantagens vistas pelos defensores dos drones estão a velocidade de entrega, automação do serviço e agilidade. No lado negativo, os drones ainda têm pouca autonomia, uma abrangência geográfica restrita, necessitam de mais precisão nos seus sistemas de GPS e, claro, são muito suscetíveis a condições climáticas.

E além de sua compra ser entregue por um drone, que tal pagá-la com dinheiro virtual? O bitcoin ainda é a forma de pagamento virtual mais promissora. No entanto, ele ainda é utilizado por poucas empresas, e menos ainda por pessoas físicas. Para 2015, a tendência é que apareçam formas de popularizar e facilitar o pagamento com o bitcoin, e o uso de aplicativos mobile pode ser a chave para isso.

Falando em aplicativos mobile, smartphones continuarão sendo a sensação em 2015, com grande investimento em novas tecnologias, configurações e hardwares. Modelos com maior velocidade de processamento, mais espaço de armazenamento de dados e principalmente com ferramentas que possibilitem integração com a nuvem e conexão com outros eletrônicos (como a tecnologia NFC) serão destaque. Aliás, a própria tecnologia de armazenamento na nuvem, com documentos e dados disponíveis para vários dispositivos de uma pessoa em um só serviço, também terá ainda mais força esse ano. Além disso, a chamada “internet das coisas” é outra tendência para 2015, com cada vez mais equipamentos, como TVs, carros e até geladeiras, possuindo conexões com outros aparelhos via Internet, principalmente com smartphones.

E toda essa informação circulando na rede tende a aumentar de volume em grande escala, o que além da questão em si de espaço para armazenar tudo isso, também levanta outro problema: como garantir a segurança dessas informações? As respostas para esses problemas podem ser o big data e a biometria, respectivamente.

Empresas que possuem uma grande quantidade de dados que devem ser armazenados na rede vão optar pelo big data, que é, basicamente, uma tecnologia que traz mais velocidade e armazenamento de dados. Além disso, também possibilita analisar qualquer tipo de informação digital em tempo real, tornando-a bastante útil para empresas que se envolvem com muitos dados e que precisam estruturar e organizar essa informação com o objetivo de tomar decisões mais acertadas. Já a biometria, presente nos novos modelos de iPhone, por exemplo, se apresenta como uma ferramenta prática e confiável para dar mais proteção aos aparelhos dos usuários; sejam celulares, tablets ou até computadores. Reconhecimento de impressões digitais, do rosto, da voz e da retina são algumas formas estudadas para tornar essa tecnologia mais popular e precisa.

Outra tendência para este ano são as tecnologias inteligentes e altamente responsivas. Assistentes pessoais que conhecem, interpretam e respondem a preferências, sites acessados e informações do usuário (como a Siri, da Apple, e o Google Now, do Google) serão aprimorados e popularizados, com suas funções cada vez mais intuitivas e práticas. Quer uma prova disso? A Microsoft anunciou que seu novo sistema operacional, o Windows 10, já será integrado à Cortana, assistente pessoal da empresa de Bill Gates.

Além disso, outras tecnologias também podem se tornar populares em 2015. Óculos de realidade virtual, impressoras 3D, internet 5G e os dispositivos vestíveis – como os smartwatches – são alguns avanços que podem aparecer e/ou se firmarem de vez nesse ano. A certeza é que 2015 trará ainda mais novidades do que o ano passado, tornando a tecnologia mais presente do que nunca em nossas vidas.

Esse post foi uma colaboração do Rodrigo Rodrigues da Acesso Shop.

Twitter-icon Twitter-icon Twitter-icon