Home » Blog » Como montar minha primeira loja virtual

Como montar minha primeira loja virtual

Olá, tudo bom ?

Hoje recebi um eMail do Sr. Ricardo Nunes pedindo orientações sobre como montar uma loja virtual. Vou aproveitar então a dúvida dele e escrever um texto explicando os principais passos para quem deseja se aventurar nesse área.

Para deixar estes futuros empresários com mais “vontade”, saibam que a área de comércio eletrônico tem muito para expandir ainda, portanto mãos a obra.

1º passo: Defina uma área de atuação

Trabalhar com nichos de mercado podem tornar sua loja virtual uma referência no mercado. Não adianta querer bater de frente com grandes lojas, como Americanas e Submarino. As oportunidades podem estar em nichos de mercado, áreas específicas onde você pode se especializar. Por exemplo, um site de venda de adesivos decorativos, brinquedos antigos usados, cerveja para colecionadores, entre centenas de outras opções.

2º passo: Monte seu plano de negócio

Montar uma loja virtual é muito similar a uma loja física, por isso é importante você também construir seu plano de negócio, onde você definirá desde seus objetivos, análise de concorrência entre outras informações relevantes para a constituição de uma empresa. Recomendo buscar conteúdos no site do SEABRE.

3º passo: Escolha de um nome

Antes de pensar no nome da sua empresa, você deve entrar no site do registro.br e realizar algumas simulações de nomes para ver se já existem. Será frustante para você escolher um nome e depois descobrir que já existe um site igual. Não adianta fazer buscas apenas no Google, pois as vezes um site já pode estar registrado mas não está sendo mapeado pelo google. Consulte um post sobre a diferença entre um site .com.br e .com.

4º passo: Redes sociais e estratégias de divulgação

Defina suas estratégias de divulgação. Este item também deverá estar definido no seu plano de negócios. Não é necessário criar todas as redes sociais, como Instagram, Face ou Twitter, você precisa avaliar se seu público está nessas redes, caso contrário será tempo perdido. Criar uma rede social e não atualizá-la pode ser um tiro no pé.

5º passo: Contrate um escritório de contabilidade

Sim, a loja virtual é uma empresa normal, portanto você deverá seguir todos os passos comuns para a abertura de uma empresa física. Se quiser se aventurar sem, existem riscos que devem ser avaliados.

6º passo: Escolha uma loja virtual

Existem várias opções no mercado, existem lojas prontas onde você paga por venda realizada ou então, lojas que podem ser instaladas em seu site, mas para isso é necessário contratar uma empresa especializada.

7º passo: Distribuição e troca dos produtos

É necessário definir como será a entrega dos produtos, se por correio convencional ou transportadora. Além disso, você precisa avaliar a questão de embalagem, segurança dos  produtos e como será sua política de trocas.

Bom, basicamente estas são as etapas iniciais para quem deseja se aventurar no comércio eletrônico. Existem diversos materiais e videos na internet que orientam também sobre estas estratégias. Vale a pena pesquisar.

A eCliente Informática presta consultoria completa para o registro do site e instalação da loja virtual.

Espero ter ajudado. Forte abraço.

 

Twitter-icon Twitter-icon Twitter-icon