Home » Blog » Novo recurso de STATUS do Whatsapp pode ser um risco para sua privacidade

Novo recurso de STATUS do Whatsapp pode ser um risco para sua privacidade

Cuidado ao atualizar seu STATUS no Whatsapp

Depois do sucesso do SnapChat entre os adolescentes, onde é possível mostrar quase em tempo real sua história e as imagens durarem apenas 24hrs, depois do Instagram copiar o mesmo recurso e embutir essa função dentro do seu aplicativo, chegou também a vez do Whatsapp entrar na onda e oferecer a mesma função.

Agora, esta nova função pode trazer riscos, apenas para ilustrar o que eu quero dizer, vale a pena entender um pouco do conceito de cada aplicativo e a briga entre eles, assim você entenderá do que estou falando.

Quando o SnapChat surgiu ele introduziu um novo conceito de rede social, onde cada um podia compartilhar um pouco do seu dia a dia com seus amigos e as imagens duravam apenas 24hrs. No caso de mensagens diretas, as informações desaparecem, por isso o logo do SnapChat é um fantasma! Neste caso o APP foi criado apenas para esta função.

O Instagram, cujo proprietário é o Facebook, tentou comprar o SnapChat mas sem sucesso, e depois disso eles resolveram copiar a função. Neste caso o grande trunfo do instagram era que eles já possuíam uma base de milhões de usuários e cada usuário já possuía seus seguidores. Mas o que deve ficar claro aqui é que o sucesso do Instagram teve como origem uma rede de compartilhamento de fotos e depois se viu obrigado a incluir videos na time line dos usuários. Agora, forçado pela tendência do compartilhamento de videos, também incluiu as histórias que duram 24hrs, similar ao SnapChat, ou melhor, uma cópia!

Neste caso, ao liberar o novo recurso copiado do SnapChat, os usuários do Instagram já podiam utilizar a nova função com a mesma base de seguidores que eles tinham, isso foi fundamental e acabou causando um impacto no Snap, pois muitos usuários que estavam usando o SnapChat se viram obrigados a mudar de plataforma pois a visibilidade deles no Instagram History, vamos chamar assim, era muito maior.

Agora, querendo entrar nessa onda, o Whatsapp, que também é um produto do FaceBook, também liberou o mesmo recurso dentro da função de Status, permitindo ao usuário publicar videos que desaparecem em 24hrs. Mas ai é que mora o perigo, pois as pessoas que vão ver sua história são seus contatos do celular! Nesses contatos podem estar pessoas que você não gosta mas tem na sua lista por algum motivo, um ex namorado, um ex marido, um pedreiro que você está brigando ou até um amigo que você está devendo algo.

Bom, este post foi apenas uma dica para você ficar atento e entender a aplicação de cada novo serviço disponível na web e nos celulares, vale a reflexão para os que são viciados em aplicativos para ser cuidadoso com o que publica e fala.

Abraços.

 

 

Twitter-icon Twitter-icon Twitter-icon