Home » Blog » Gestão para pequenas empresas

Gestão para pequenas empresas

Iniciar um negócio é sempre um desafio, coloca à prova as capacidades de organização e gestão dos empresários. Para te auxiliar nesse processo existem ferramentas de gestão, já ouviu falar? São programas que podem ajudar na coordenação de equipes, facilitar a comunicação e atribuição de tarefas, gerir prognósticos e prever orçamentos.

Essas são algumas das funcionalidades disponíveis através do uso de ferramentas de gestão:

  • Prognósticos
  • Atribuição de tarefas
  • Supervisionar o progresso do projeto
  • Agendar prazos e manter o calendário atualizado
  • Edição simultânea de documentos
  • Previsão de orçamentos
  • Acessar e gerenciar projetos de dispositivos móveis

Além das funcionalidades, você pode optar pela forma de acesso, usar uma ferramenta online e em nuvem ou comprar algum programa de computador. Programas de computador geralmente transferem rapidamente arquivos pesados, já ferramentas em nuvem são adquiridas por cadastro e permitem conectar equipes de diferentes áreas e agendas, por ser possível acessar a plataforma independente de dispositivo ou localização.

Antes de escolher um é de fundamental importância que você reflita a respeito das necessidades da sua empresa, pense no que realmente precisa, funcionalidades demais também pode atrapalhar. É importante considerar o tamanho dos seus projetos e a quantidade de pessoas que terão de acessar à plataforma. Quanto você está disposto a pagar? Qual a sua demanda? Para ajudar separamos 4 exemplos de ferramentas disponíveis e como funcionam.

  1. Cage é uma ferramenta focada em negócios criativos, como agências de publicidade, designers efreelancers que necessitam supervisionar o progresso do projeto, possui disponibilidade para acessos simultâneos correções e desenvolvimentos online, além de permitir de permitir a interação entre os participantes.
  2. O Zoho Projects permite o trabalho online em projetos, através do login ele também contabiliza horas faturáveis e não faturáveis. Essa ferramenta possui uma versão gratuita com 10GB de memória, mas só o permite trabalhar em um projeto. Por isso, melhor utilizar a versão trial para ver se você gosta antes de compra-la. Como a maioria dos aplicativos, quanto mais você paga, mais recursos você acessa.
  3. BaseCampé uma ferramenta popular fácil de aprender a utilizar. Permite acessos simultâneos, acessos por diversos meios, computados, tablets e celulares, possui agenda, e permite o gerenciamento do trabalho em desenvolvimento. A versão mais barata é de 20 dólares por mês, porém possui a versão trial por 60 dias.
  4. Se você já está satisfeito com a gestão de projetos mas ainda precisa organizar melhor os fluxos de tarefas dentro da sua empresa, oHeflo é a opção ideal. A versão gratuita desta ferramenta permite criar e gerenciar de forma colaborativa seus processos empresariais.

Autor: Daniel Belalian belaliandaniel@gmail.com – http://ideias.me

Twitter-icon Twitter-icon Twitter-icon