Home » Blog » Dá pra confiar nos semáforos eletrônicos de Piracicaba ?

Dá pra confiar nos semáforos eletrônicos de Piracicaba ?

Todos os dias eu passo pelo cruzamento das avenidas independência e XV de Novembro, e por diversas vezes eu vi uma cena que me impressiona, pois eu entendo que envolvem vidas, mas talvez para a Prefeitura e a Semuttran não seja tão importante.

A situação é a seguinte: o semáforo de contagem regressiva para quem está descendo a XV de novembro, cruzando com a Av. Independência, simplesmente pula toda a numeração e fecha imediatamente. Normalmente sua contagem regressiva inicia com 28 segundos, mas passados 5 segundos ele já apresenta o sinal amarelo e em seguida o vermelho. Por causa disto, os motoristas que estão iniciando a aceleração para fazer o cruzamento, são pegos de surpresa e freiam bruscamente para evitar serem multados pelo radar ou então bater no veículo da frente.

Por outro lado, assim que o semáforo fecha, ele fica apenas alguns segundos no vermelho, talvez 3 segundos, e logo em seguida abre novamente. Neste caso o risco está para os pedestres, que iniciam a travessia corretamente e derrepente são pegos no meio do caminho obrigando-os a correr ou a voltar.

E depois, quando a população reclamada, as autoridades, leia-se aqui Semuttran, simplesmente emite um comunicado dizendo que os semáforos são aferidos e certificados por órgãos reguladores. Em quem confiar ? Acho que teremos que filmar, pois a palavra da população para eles pelo visto não vale nada.

Mais um desabafo de um Piracicabano que ama Piracicaba.

Twitter-icon Twitter-icon Twitter-icon