Home » Blog » Como criar uma senha segura !

Como criar uma senha segura !

lock-2É fato que hoje em dia nós somos obrigados a guardar dezenas de senhas para uso em nossas rotinas de trabalho e na vida pessoal, é senha de banco, senha de eMail, senha para desbloquear celular, entre tantas outras. Ocorre que por uma questão de comodidade nós acabamos criando senhas com combinações muito simples ou até mesmo utilizando a mesma senha por anos. Este tipo de conduta é que acaba facilitando e muito a invasão de contas de eMail, sites ou sistemas.

No livro “A Arte de Enganar”, Kevin Mitnick desmistifica que descobrir senhas é um trabalho apenas para hackers super inteligentes, hoje existem formas simples de quebrar senhas como a utilização de vírus (Cavalo de Tróia) que são enviados ou até mesmo de maneiras simples quando, por exemplo, o usuário grava a senha no navegador para agilizar o acesso a sistemas. Este tipo de procedimento acaba facilitando o acesso por pessoas não autorizadas.

Vale lembrar também que grande parte das invasões ocorre internamente, dentro da própria empresa. São funcionários descontentes ou mal intencionados que se aproveitam da ingenuidade de outros usuários.

Bom, para quem deseja criar senhas mais complexas e reduzir os riscos de ter suas contas invadidas, segue algumas dicas:

1.Sempre utilize no início ou no final algum caracter especial, como @, &, $ ou %

2.Não utilize sequencias como 123 ou abc.

3.Sempre utilize uma ou duas letras maiúsculas

4.Para ajudar na criação da senha, pense em um frase ou filme que você gosta muito e utilize as inicias de cada palavra. Por exemplo: “De volta para o Futuro”. A senha poderia ser $Dvpof1976 (Não sei se este foi o ano correspondente que o ator voltou no tempo, rs).

5.Se puder fazer uma pequena variação nas senhas entre sites também é interessante, pois caso uma senha seja descoberta você reduz o risco que outros sistemas também sofram ataque. Muitas vezes os hackers invadem sistemas mais vulneráveis pois sabem que a maior parte dos usuários repete as senhas, portanto a chance da senha do seu Facebook ser a mesma é muito alta.

6.Evite digitar sua senha em sites menos conhecidos ou de menor relevância. Crie uma senha só para este tipo de site. Ocorre que sites menos expressivos correm mais risco de invasões pelo simples motivo de menores investimento em segurança.

Bom, espero que estas dicas tenham ajudado, se gostou compartilhe com seus amigos e com o pessoal da empresa. Sugestões para complementar este texto são muito bem vindas.

Abraços.

Prof. Msc. Gustavo Gonzalez.

Como criar uma senha

Todos os firewalls e protocolos de criptografia do mundo nunca serão suficientes para deter um hacker decidido a atacar um banco de dados corporativo ou um empregado revoltado determinado a paralisar um sistema. Neste livro, um ‘hackers’ famoso, Kevin D. Mitnick, fornece cenários realistas de conspirações, falcatruas e ataques de engenharia social aos negócios – e suas consequências. Ele explora o motivo pelo qual cada ataque aos sistemas foi tão bem-sucedido e como ele poderia ter sido evitado. (Livraria Cultura)

Twitter-icon Twitter-icon Twitter-icon