Home » Blog » Como calcular desconto no excel

Como calcular desconto no excel

Nesta época de crise conceder um desconto para um cliente passou a ser fator chave para concluir uma venda. Neste artigo vou ensinar 4 formas diferentes de calcular um desconto, são fórmulas montadas de maneiras diferentes mas que no final o resultado é o mesmo.

Calcular desconto: forma 1

Na célula E4 coloquei o valor do percentual de desconto, entretando não formatei a célula com percentual. Na célula F4 montei uma fórmula para exibir apenas o valor do desconto correspondente do produto, neste caso =D4/100*E4.

O resultado desta fórmula é R$ 10,00, já na celula G4 eu faço a subtração simples do valor do produto (D4) menos o valor do desconto (F4), encontrando assim o valor final do produto (G4).

Calcular desconto: forma 2

Na célula E5 coloquei o valor do percentual de desconto, entretando não formatei a célula com percentual. Na célula F5 montei uma fórmula para exibir apenas o valor do desconto do produto, neste caso =D5*(E5/100).

O resultado desta fórmula é R$ 10,00, já na célula G5 eu faço a subtração simples do valor do produto (D5) menos o valor do desconto (F5), encontrando assim o valor final do produto (G5).

Calcular desconto: forma 3

Na célula E6 coloquei o valor do percentual de desconto, entretando não formatei a célula com percentual. Na célula F6 não coloquei nada pois vou montar a fórmula completa no valor final. No valor final do produto eu multiplico o valor do produto (D6) por 0,95. Para obter o valor de 0,95 montei a fórmula 1-E6/100.

Desta maneira em uma única fórmula já calculo o percentual e o valor final do produto.

Calcular desconto: forma 4

Nesta última forma de calcular o desconto eu formatei a célula E7 como percentual. Neste caso, como o excel já entende que o valor é um percentual, a fórmula montada na célula F7, onde calculo o valor do desconto, é diferente do exemplo 1 e 2 citados acima, por isso é importante tomar cuidado ao montar esta fórmula para não errar.

Espero ter ajudado e deixem seus comentários.

Abraços.

Quer saber sobre Marketing Digital para Advogados? Veja nosso último post no blog clicando aqui.

Twitter-icon Twitter-icon Twitter-icon