Home » Fotos » Recebi um eMail do meu próprio eMail. Fui invadido?

Recebi um eMail do meu próprio eMail. Fui invadido?

Calma, leia atentamente este texto e você vai entender exatamente o que ocorreu. Se você receber um email hacker pedindo bitcoins de resgate, este é seu caso também.

Em primeiro lugar você precisa acessar o site haveibeenpwned.com e verificar se algum site que você já usou teve vazamento de dados. VOLTE AQUI NO TEXTO DEPOIS.

Esse site vai mostrar exatamente qual site você já usou na vida e se esse site teve algum tipo de vazamento de dados.

Quando ocorre um vazamento de dados, várias informações acabam caindo na mão de hackers. Algumas podem ser críticas, como login e senha, outras nem tanto, mas podem ser usadas para criar emails chantegeando você.

Bom, eu sempre digo que é fundamental você usar senhas diferentes nos sites. Isso porque se ocorreu o vazamento de alguma senha em um site, e você usa a mesma senha, com certeza o hacker tentará fazer acessos indevidos em outras contas suas, usando a mesma senha.

Então, troque suas senhas urgentemente. E não fique mais repetindo senha em outros sites.

Agora, sobre o email que você recebeu da sua própria caixa postal. Isso é fake.

Existe um programa que os hackers usam que troca o DE: e o PARA: de um email, deixando o mesmo conteúdo nos dois campos.

Isso dá a falsa impressão que o eMail foi disparado da sua própria conta. Mas não foi.

Isso é uma técnica de Engenharia Social para justamente enganhar as pessoas.

Por isso, minha recomendação é que você troque sempre suas senhas, use senhas complexas e, principalmente, não repita senhas.

Muitas vezes o hacker não vai te roubar o dinheiro direto, pois ele não tem acesso ao seu app de banco. Mas ele usará técnicas para te chantegear com informações que na verdade foram vazadas.

Se quiser acompanhar mais informações sobre isso, me siga lá no instagram @ggonzale

Se você precisar de ajuda, estou dando consultoria sobre esses golpes. Me chame no inbox.