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Como funciona o whatsapp business

O Whatsapp business é a versão para empresas, que permite uma melhor gestão dos clientes, marcando os contatos por categorias e com mensagens automáticas de retorno.

A mudança na dinâmica de interação dos clientes com as empresas é rápida e os empresários devem estar atentos. O uso do Whatsapp para interação com as empresas tem se tornado cada dia mais comum, principalmente pela velocidade de comunicação e por ser uma plataforma livre de SPAMs.

Para ter uma conta de Whatsapp Business você deve instalar o APP no seu celular e informar um número de telefone que não use o recurso. Pode ser inclusive um número fixo.

Durante a instalação, o Whatsapp vai ligar para o número para informar um código. Esse código deve ser digitado durante a instalação para concluir o processo.

Depois de instalado, é super simples, é só começar a divulgar o número para seus clientes e iniciar os atendimentos, tanto pelo celular quanto pelo aplicativo para desktop.

E quais são os recursos do Whatsapp Business?

A vantagem do uso da versão Business se resumo a alguns recursos que são muito úteis para empresas.

Marcação por categoria de clientes

A versão business permite que você marque as conversas que você está tendo por categorias (etiquetas coloridas), assim, você pode por exemplo classificar as conversas de “potenciais clientes”, “fornecedor”, “parceiro”, e assim por diante.

Desta forma, você consegue rapidamente aplicar um filtro e ver todos os contatos daquela categoria.

Recentemente eu abri as inscrições para um curso, e todos os contatos deveriam confirmar presença pelo número do whatsapp. Para estes contatos eu criei uma etiqueta específica, chamada “Curso vip”, e assim eu deixei todos marcados.

Outra vantagem das etiquetas é que você pode marcar o mesmo contato com mais de uma etiqueta!

Mensagens rápidas

Outra vantagem da versão business são as mensagens rápidas. Você cria mensagens padronizadas, define um código para chamar aquela mensagem e pronto, pode agilizar um atendimento apenas colocando o código (atalho) criado.

Mensagem de ausência.

É muito comum receber contatos de clientes fora do horário de expediente ou em finais de semana e feriados. Para atender esta demanda, a versão business permite que você defina o horário de funcionamento da empresa e, no caso de contatos após este horário, o whatsapp emite uma mensagem automática.

Neste caso, eu recomendo que, além de informar que não há ninguém disponível, é estratégico você oferecer algo para o cliente para não perder o contato, por exemplo o link de um video ou algum conteúdo que ele possa consumir para estreitar o relacionamento com ele.

Mensagem automática.

Na mesma linha, você também pode criar uma mensagem automática para todos os contatos que são feitas, tipo um “Boas vindas”. Dai você pode usar a criatividade para esse tipo de contato.

No caso de um restaurante, como a maior parte das dúvidas era sobre o cardápio do dia, eles já colocavam o cardápio na mensagem automática, assim o cliente não precisava ficar esperando o contato de um operador.


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