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Como montar um site de prestação de serviços

Entenda todas as etapas para você criar um site de prestação de serviços e começar a divulgar seu trabalho na internet.

Em primeiro lugar, este artigo não vai te ensinar técnicamente a como montar um site, mas ele vai te orientar a organizar todo o processo de criação de um site para você não perder dinheiro, não ser enganado e, principalmente, conseguir efetivamente captar clientes.

1.Primeiro passo para montar um site

Você deve registrar um domínio (nome) na internet. Para isso você vai acessar o site do REGISTRO.BR e consultar se o site já existe. Nunca faça essa busca no Google, pois muitos sites já estão registrados mas não aparecem nas buscas do Google.

Lá no REGISTRO.BR você vai precisar criar uma conta (gratuita), e com essa conta você poderá gerenciar todos os sites criados.

NUNCA, mas NUNCA deixe isso na mão de outras pessoas, pois você não terá autonomia para mudar seu site. Muitos falsos profissionais registram o site no CNPJ dele, e depois tentam vender o domínio para você por preços absurdos.

2.Escolha um provedor para guardar seu site

Todo site precisa estar hospedado (guardado) em algum provedor. Existem diversos provedores disponíveis no mercado, mas neste post vou indicar minha empresa, que faz um trabalho diferenciado para a guarda de sites. Clique aqui e conheça a eCliente.

Alguns provedores famosos, divulgam “espaço” ilimitado… sério… não sei como pode.. fico imaginando a tecnologia infinita que eles inventaram! Além disso, o suporte deixa a desejar!

Como escolher a empresa para desenvolver o site.

Antes de escolher a empresa, vou dar uma dica, nunca crie seu site usando plataformas gratuitas ou sites que são “alugados”. O motivo é muito simples, ele não será seu! E se um dia você parar de pagar, ele vai sair do ar e você vai perder tudo o que foi mapeado no Google.

Além disso, caso você queira migrar para outro provedor, você também perderá o site, pois ele não é seu! Portanto eu recomendo não usar plataformas nesta modalidade (grátis ou alugada).

Agora, para escolher a empresa que vai criar seu site, eu recomendo você avaliar os seguintes itens.

  • Quanto tempo de mercado ela tem?
  • Solicitar alguns sites de exemplo.
  • Conversar com clientes para ter um feedback!
  • Qual provedor eles recomendam?
  • Como eles cuidam do site após a entrega?
  • Qual a política de atualização de sites?
  • Como funciona o suporte técnico?
  • Qual a forma de reajuste das mensalidades?

Qual o conteúdo para o site?

Aqui é importante que a empresa contratada te ajude a conduzir e levantar os conteúdos, mas basicamente você precisa mostrar para seu clientes os seguintes tópicos.

  • O que você faz?
  • Onde você está?
  • Como você chega no clientes?
  • Qual seu diferencial?
  • Porque escolher você e não o concorrente?
  • Porque você está no mercado?
  • O que você já fez?
  • Quem recomenda você?
  • Mostre autoridade (blog, vou falar sobre isso adiante)
  • Quem trabalha com você? (parceiros)
  • Quais as dúvidas mais frequentes?

Qual a tecnologia do meu site?

Eu recomendo que seu site seja desenvolvido em WordPress. Esta plaforma é usada mundialmente, tem muitos recursos, é sólida e fácil de usar.

O WordPress permite que você instale plugins complementares para poder “turbinar” seu site, como por exemplo um plugin para banners, mapas, formulários de contatos, album de fotos, entre centenas de outros.

Um detalhe importante sobre o WordPress é que por ser um software muito usado, ele também é muito visado para ataque, portanto, você deve mantê-lo sempre atualizado, na versão mais atual recomendada.

Porque usar um blog?

Sempre falo, o BLOG é um dos principais motores de mapeamento no google. Pelo Blog você pode compartilhar conteúdos que poderão ser referência para o Google indexar bem seu site.

Muitos empresários ainda tem uma antiparia pelo blog pois eles pensam que este recurso é para ficar contando do dia a dia da empresa, mas estão enganados.

O blog se tornou uma área de comunicação entre empresa/cliente mais informal, onde você pode conversar com o cliente e ajudá-lo no que for necessário.

A grande dica que dou aqui é: sempre escreva os títulos do blog com o mesmo texto que seu cliente procuraria no google.

Sim, essa é a grande sacada!

Se você conseguir fazer isso e o google considerar seu texto interessante, você pode ser indexado no google e ganhar centenas de visitas diariamente de forma gratuita!

Como o cliente vai conversar com você?

Este item é fundamental, pois será a forma do cliente falar com você. Neste caso eu tenho recomendado o seguinte, lá vai outra dica: use a forma de comunicação mais rápida que existe e que você esteja disponível para responder também rapidamente.

Vamos dar um exemplo… se você disponibilizar um formulário de contato, e responder só a cada 3 dias, recomendo repensar, pois cliente nenhum vai esperar tanto.

Agora, se você gosta de agilidade, você pode disponibilizar um link direto para seu whatsapp. Desta forma o cliente clicou e já está falando com você!

Pense nisso!

Por enquanto acredito que estas dicas sejam suficientes para ajudá-los na criação de um website! Deixe seu comentário no meu instagram @ecliente.

Abraços.

Gustavo:
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