Home » Fotos » Como dar aula particular online

Como dar aula particular online

Série: Marketing digital para iniciantes

Descubra como você pode começar a dar aulas particulares online, trabalhar em casa e ter uma renda extra.

Diante das mudanças que estão ocorrendo no sistema de ensino atual, a busca por conhecimento na internet tem aumentado de forma significativa. Muitas instituições de ensino superior estão adaptando suas grades currículares para se enquadrar nos novos requisitos do mercado.

Para os professores que já entenderam as mudanças que estão ocorrendo neste segmento, sabem as aulas particulares pela internet são uma das formas mais rápidas para entrar no mercado digital.

Vamos primeiro separar os tipos de aulas em 3 tipos.

  • Aulas particulares online, para um único aluno;
  • Aulas particulares online para grupos fechados;
  • Aulas livres online.

Aula particular online para um único aluno;

Neste modelo de aula, o professor tem as seguintes facilidades:

  • Trabalhar em casa e fazer seu horário;
  • Divulgar seu trabalho em plataformas de professores particulares;
  • Maior remuneração da hora aula.

Entretanto, mesmo diante das facilidades, existem alguns pontos que trazem a tona problemas comuns aos professores, que é a carga horária. Quando o professor assume uma aula particular individual, ele tem a restrição das sua carga horária diária para assumir mais aulas, limitante seu potencial de rendimentos.

Para ministrar aulas online para um único aluno, o professor pode utilizar ferramentas simples de comunicação, como:

  • Skype
  • Whatsapp
  • Google Hangout

Aulas particulares online para grupos fechados;

Quando você consegue reunir um grupo de alunos com o mesmo interesse, o professor começa a ter a possibilidade de ganhos maiores, pois ele vai utilizar do mesmo tempo para dar aula para mais pessoas ao mesmo tempo.

Neste modelo de aula, o professor deve entender das técnicas para captar clientes, utilizando técnicas de marketing digital para encontrar seus potenciais alunos e criar os grupos de estudo ou mentoria.

As vantagens deste modelo de aula são:

  • Os alunos podem estar distantes geograficamente;
  • Trabalhar em casa e fazer seu horário;
  • Divulgar seu trabalho em plataformas de professores particulares;
  • Divulgar seu trabalho em plataformas de Produtos Digitais (Eduzz);
  • Maior remuneração da hora aula;
  • Maior interação entre professores e alunos / debates;

Para ministrar aulas online para um grupo fechado de alunos (mentoria), o professor pode utilizar as seguintes ferramentas:

  • Google hangout
  • ZOOM
  • Skype

Particularmente eu tenho utilizado o ZOOM pois ele tem recursos profissionais para a condução de uma aula online. Na foto a seguir você tem uma visão da ferramenta, onde o docente que ministra a aula pode ver todos seus alunos. Ao lado direito você pode liberar o video ou o audio, além de um chat para interação por texto entre os participantes.

Ministrar uma aula livre online faz parte de uma estratégia para captar novos alunos, ganhar autoridade e entender qual a necessidade do mercado para você adaptar sua aula.

Neste sentido existem várias estratégias para serem aplicadas e vou explicar em detalhes sobre isso em outro texto.

Para uma aula livre o professor pode utilizar qualquer rede social que permita transmissão online, como o FACEBOOK, o INSTAGRAM ou o YOUTUBE.

Usando a criatividade, o professor consegue inclusive oferecer “micro” aulas utilizando os STORIES do INSTAGRAM ou até o próprio STATUS do WHATSAPP.

O importante neste contexto é ganhar seguidores. Ao ministrar uma aula aberta, utilizando técnicas para aguçar a curiosidade do seu público e conseguir com que eles sigam o perfil do professor na rede social, o professor consegue “agrupar” potenciais clientes para futuramente efetuar vendas para este público.

Uma das grandes vantagens da aula livre online é você pode testar o conteúdo e ver a receptividade do público, mesmo que seja entre seus amigos do Facebook. Assim você consegue entender qual o conteúdo que pode dar mais retorno e valeria a pena investir tempo na produção de conteúdo.

Caso o docente queira entender como ele pode entrar neste mundo digital, ele poderá receber uma séria de textos que produzi, basta clicar neste link que a primeira parte será liberada automaticamente.

Se você já tem certa experiência na área de produtos digitais e quer aumentar as visitas ao seu site para melhorar a sua visibilidade, segue o link da minha aula.

Enfim, finalizo por aqui mas fico a disposição para esclarecer qualquer dúvida que tenham.

Até breve.
Prof. Gustavo Gonzalez Briones
Mentor de Estratégias Digitais
@ggonzale


Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Twitter-icon Twitter-icon Twitter-icon