Home » Blog » Vírus no Modem ou Roteador? Veja Como Proteger Esses Dispositivos

Vírus no Modem ou Roteador? Veja Como Proteger Esses Dispositivos

Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender Antivírus  para uso exclusivo do blog Gustavo Pro

Silenciosos e fatais, os vírus que infectam modens e roteadores. Uma vez instaladas, essas infecções podem mudar o endereço DNS, direcionando o usuário a sites falsos, que podem ter diversos objetivos – seja para gerar lucro através do Google Ads, ou até mesmo a instalação de malwares, para fazer o roubo de dados.

Vírus no Modem ou Roteador

Vírus no Modem ou Roteador

Para evitar que seu modem e roteador sejam infectados, alguns cuidados são essenciais. Confira:

1 – Personalize Sua Senha

Quando saem da fábrica, modens e roteadores possuem senhas padrão, e se essa combinação não for alterada, será muito fácil para um criminoso desvendá-la. Por isso, é necessário que o usuário personalize a senha, criando uma combinação difícil de ser descoberta – use uma combinação aleatória de letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos.

2 – Defina Uma Chave De Criptografia

Roteadores trazem diferentes opções de segurança, e atualmente a encriptação considerada mais segura é a WPA2-PSK (AES), que utiliza o padrão de criptografia Wi-Fi mais atual (WPA2), juntamente com o protocolo mais moderno (AES), desenvolvido especificamente para redes wireless.

3 – Desative Funções Desnecessárias

Acesse o painel de configurações do seu modem para desativar os recursos que não estão sendo utilizados, especialmente a “gestão remota” e o “Broadcast SSID”.

4 – Mantenha Firmware Atualizado

É através das atualizações de firmware que os fabricantes disponibilizam ajustes e novas configurações de segurança, então é muito importante que esse recurso seja revisado regularmente. Caso as atualizações não apareçam automaticamente, acesse o site do fabricante para realizar os devidos updates.

Vírus no Modem ou Roteador

Vírus no Modem ou Roteador

5 – Altere as Portas Padrão

Modens e roteadores, normalmente, são instalados em portas padrão, mas para melhorar a segurança desses dispositivos, evite o uso das portas padrão e prefira o uso das outras portas.

6 – Troque o Servidor DNS

Ao alterar o servidor DNS, além de mais segura, sua conexão poderá ficar mais rápida.

7 – Tenha Um Programa Antivírus Instalado No Computador

Os antivírus mais modernos contam com proteção específica para conexões sem fio. Um bom exemplo disso é “Consultor de Segurança do Wi-Fi“, disponível nos produtos da Bitdefender, esse recurso verifica redes Wi-Fi, procurando falhas de segurança, e configurando o antivírus para garantir a máxima proteção – para ter acesso a essa ferramenta, basta fazer o download do antivírus da Bitdefender.

Vírus no Modem ou Roteador

Vírus no Modem ou Roteador

Com essas informações você poderá deixar seu modem doméstico protegido, mas lembre-se que ao usar conexões públicas você deverá ter cuidado redobrado, evitando acessar contas pessoais e realizar transações financeiras, especialmente se você não contar com a proteção de um antivírus.

Imagens: Komando, Youtube e PC Magazine.

Twitter-icon Twitter-icon Twitter-icon