Home » Fotos » como montar uma fórmula no excel com mais de 2 condições: parte 2

como montar uma fórmula no excel com mais de 2 condições: parte 2

No post anterior eu ensinei a montar uma fórmula do excel usando 2 condições através da função E. Neste caso a função exige que as duas condições sejam verdadeiras para que a sentença completa seja validada. Se você não viu o post anterior clique aqui.

Agora vamos dar um exemplo da mesma função SE mas com o complemento da função OU. Neste caso, basta uma das condições serem verdadeiras para a função ser validada por completo.

Por exemplo: você só pode entrar no cinema se estiver acompanhado do seu pai ou da sua mãe. Neste caso, com a função OU, basta um dos dois, o PAI ou a MÃE, estarem acompanhando a criança e ela terá autorização para entrar no cinema.

Vamos dar agora um exemplo real no excel. 

Imagine que uma pessoa só pode se aposentar se uma das condições forem verdadeiras: a idade deve ser maior que 60 anos ou a pessoa já deve ter trabalhado no mínimo 35 anos.

Veja que na imagem acima eu estou usando a função OU e aplicando duas condições, a primeira condição B3>60 (idade deve ser maior que 60 anos) e C3>35 (tempo trabalhado deve ser maior que 35 anos).

Vale lembrar que na função OU você pode usar quantas condições achar necessárias para validar sua função.

Espero que este artigo tenha ajudado!

Abraços.

Twitter-icon Twitter-icon Twitter-icon