Home » Blog » Como descobrir se um site está sendo bloqueado por phishing

Como descobrir se um site está sendo bloqueado por phishing

Como descobrir se um site está sendo bloqueado por phishing

Primeiro é importante entender o que é Phishing.

Phishing é uma técnica utilizada por golpistas digitais com o objetivo de furtar dados pessoais, tais como senhas de contas, número de documentos e cartões de crédito. Normalmente para este golpe são enviados e-mails “simulando” mensagem de prêmios ou promoções imperdíveis, além de páginas “falsas” de banco. Geralmente, esses e-mails contam com um link malicioso que leva a uma página falsa.

Essas páginas falsas são hospedadas em sites comuns, que normalmente apresentam alguma falha de segurança. O golpista usa essa técnica para reduzir rastros, pois o dono do site invadido normalmente não sabe o que está ocorrendo até que seu site seja bloqueado por listas de segurança específicas.

Quando seu site é bloqueado é porque realmente o problema já ocorreu e o golpista provavelmente já fez algum disparo de email e alguns clientes lesados “denunciaram” o link que estava em seu site. Para você descobrir se seu site está em listas de anti-phishing você pode consultar um site chamado VIRUS TOTAL.

o VIRUS TOTAL é um serviço gratuito que analisa arquivos e URLS suspeitas e facilita a rápida detecção de vírus, worms, cavalos de tróia e todos os tipos de arquivos maliciosos.

https://www.virustotal.com/

virustotal1

Após digitar o nome do seu site, o VirusTotal fará uma análise e vai indicar em quais listas seu site está sendo bloqueado. Veja a imagem a seguir

virustotal2

Neste caso, você precisará entrar em cada um dos sites indicados e pedir a liberação do seu site. Mas atenção, você só conseguirá fazer isso após efetuar a limpeza do seu site e remover o provável “phishing”.

Espero ter ajudado.

Abraços.

Twitter-icon Twitter-icon Twitter-icon